• Twitter
  • Feeds
  • Facebook
  • Yahoo! Meme
  • You Tube

SOMBRAS DA LEI (Nigth Falls on Manhattan)

Informações Técnicas
Título no Brasil: Sombras da Lei
Título Original: Night Falls on Manhattan
País de Origem: EUA
Gênero: Policial
Tempo de Duração: 113 minutos
Ano de Lançamento: 1997
Direção: Sidney Lumet

Elenco
Andy Garcia .... Sean Casey
Ian Holm .... Liam Casey
James Gandolfini .... Joey Allegretto
Lena Olin .... Peggy Lindstrom
Shiek Mahmud-Bey .... Jordan Washington
Colm Feore .... Harrison
Ron Leibman .... Morganstern
Richard Dreyfuss .... Sam Vigoda
Dominic Chianese .... Juiz Impelliteri
Paul Guilfoyle .... McGovern
Bonnie Rose .... Instrutor
Sidney Armuts .... Juiz


Jovem assistente da Promotoria (Andy Garcia) é escolhido para cuidar de importante caso. Além de ambicionar a ascensão profissional, o que move a personagem de Andy Garcia é o desejo de ver punido o homem que feriu seu pai, policial que iniciou a captura. Vencedor na causa e beneficiado pelas circunstâncias, alcança o disputado cargo de Promotor. A partir daí, vai, pouco a pouco, descobrindo novas evidências acerca do caso que o conduziu ao sucesso. As repercussões não são nada boas, implicando um escândalo de grandes proporções sobre corrupção policial. O pior de tudo é que seu pai pode estar envolvido.

Excelente filme do diretor Sydney Lumet onde a ética policial e a confiança que rege as relações familiares e de amizade são postas à prova sem meias palavras. Situações verossímeis, diálogos afiados e boas atuações dos protagonistas. Disponível em vídeo pela Europa/Carat Home Vídeo.

O diretor Sydney Lumet é um famoso por filmes onde, quase sempre, os personagens são levados a situações limite, onde confrontam a acomodação do mundo atual com valores mais "elevados". Raramente recorre à pieguice e tem uma das filmografias mais ricas do cinema, incluindo os excelentes "Um Dia de Cão", "Rede de Intrigas", "Serpico" e, por que não (?), "Sombras da Lei".


DESTAQUE JURÍDICO

O filme é rico em situações onde, mais do que compreendermos, com elas nos identificamos. Uma das questões mais importantes observadas é aquela em que o policial tem que decidir entre o "formalmente" correto (aquilo que a lei prescreve e, em determinadas situações, pode ser o mais cômodo) e aquilo que, dentro do senso comum, seria "justo". Claro que as motivações para uma ou outra atitude quase sempre fogem da idealização, agindo as pessoas por medo, preguiça, ambição, nepotismo, etc.

Até que ponto a lei pode ser subvertida para que a justiça seja feita? A questão, longe de ser nova, se torna, pela sua própria repetição, mais angustiante, à medida que nos aproximamos do terceiro milênio e ainda não encontramos resposta.

por
Daniel de Matos Sampaio Chagas
Bacharel em Direito pela UnB
...

0 comentários:

 
Direito por Direito 2006-2011 - Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.

BTricks

Visualizações:

Arquivo:

Estatística:

BThemes

Populares

Copyright 2010 Filmes - All Rights Reserved.
Designed by Web2feel.com | Bloggerized by Lasantha - Premiumbloggertemplates.com | Affordable HTML Templates from Herotemplates.com.